Andar de bicicleta é uma das coisas que toda criança deve aprender. Afinal de contas, para além de ser uma brincadeira divertida, também é uma das formas de trabalhar alguns pontos, como o equilíbrio e a autonomia.
Por isso, quem é pai ou mãe precisa se preocupar em ensinar isso aos filhos. Mas você já parou para pensar se existe um jeito certo de ensinar crianças a andarem de bicicleta? A verdade é que existe sim, e com certeza isso vai facilitar bastante o aprendizado da criança.
Ainda que andar de bicicleta seja um pouco instintivo, também é questão de técnica e habilidade. E, assim como qualquer coisa, é possível aprender e desenvolver. Portanto, se você preza pela eficiência do ensino, é fundamental saber como ensinar a criança a andar de bicicleta.
Então, se você quer aprender mais sobre esse assunto, e saber quais são as melhores dicas sobre essa questão, é só continuar nesse artigo. Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa!
Como ensinar a criança a andar de bicicleta?
Para quem já aprendeu a andar de bicicleta, sabe o quanto esse é um procedimento fácil e até intuitivo. Não é à toa que, às vezes, é algo até que automático. Por conta de toda essa naturalidade, fica um pouco difícil ensinar a criança a andar de bicicleta.
Mas, através dos parágrafos seguintes, com certeza isso vai se tornar muito mais fácil. Então, confira as nossas dicas:
Compre a bicicleta no tamanho ideal
Lembre-se que cada bicicleta tem um tamanho específico para a idade da criança. Afinal de contas, não tem como ensinar o seu filho a andar em uma bike de aro 20 se ele tem apenas 6 anos, por exemplo. Ele deve ter total autonomia.
Mas, para que isso possa acontecer, investir na bicicleta do tamanho adequado é essencial. Muitos pais buscam por aquelas que são maiores, a fim de durarem mais. No entanto, além de não ser eficiente, é capaz de causar algum problema de postura.
Por isso, atente-se ao tamanho ideal de acordo com a idade:
- 2 a 4 anos, até 21kg: aro 12;
- 4 a 6 anos, até 25kg: aro 14;
- 6 a 8 anos, até 30 kg: aro 16;
- 8 a 10 anos, até 45 kg: aro 20;
- Acima de 9 anos ou mais de 1,50 de altura: aro 24.
Utilize as rodas de apoio
Como a criança ainda está em fase de desenvolvimento, ela está aprendendo uma série de coisas, inclusive o equilíbrio. Por essa razão, muitas bicicletas têm rodinha traseira, a fim de evitar qualquer tipo de queda e machucados.
De início, as rodinhas podem encostar por inteiro no chão. Mas, à medida que o tempo passa, procure levantar um pouco mais, de modo que as rodinhas apenas sirvam como suporte para um possível desequilíbrio, e não como base para o equilíbrio.
Escolha um local seguro para começar
Outra coisa que irá ajudar o seu filho é escolher por um lugar seguro para começar a pedalar. Afinal de contas, como ele ainda não tem total equilíbrio, quedas serão algo comum e farão parte dos dias, até ele aprender.
Por isso, evite ensiná-lo em em rua de chão ou com asfalto que possa machucá-lo. Dê preferência por ensinar em algum jardim ou parque, por exemplo. Dessa forma, quando cair, a criança não irá sentir dor e, portanto, não vai adquirir nenhuma resistência em manter o aprendizado.
Fora isso, preze por ensinar em locais planos, longe de qualquer tipo de obstáculo. E, claro, sempre opte por locais calmos.
Aja quando necessário
O instinto de qualquer pai ou mãe é proteger os filhos de qualquer mal que possa lhe acometer. Por conta disso, pode ser um pouco difícil de deixar a criança desenvolver o equilíbrio sozinho. Ou seja, há uma tendência de segurar a bicicleta.
É claro que isso pode ser necessário às vezes, mas não é sempre. Então fique atento para agir apenas quando for necessário, quando você ver que a criança está perdendo o equilíbrio que vai cair.
Uma dica é fazer menos força ao segurar. Dessa forma, você incentiva que o seu filho adquira o equilíbrio sozinho, mas sem desampará-lo quando for preciso.