Minha filha está se esfregando no travesseiro? Como resolver

Sua filha está se esfregando no travesseiro e você fica preocupado e não sabe como resolver.

Nesse texto nós vamos te falar melhor sobre esse assunto sem tabus, pois a masturbação infantil, embora pouco comentada, é muito comum.

Embora você não se lembre, talvez você tenha passado por uma fase de descoberta das partes íntimas durante sua infância.

É normal crianças se esfregando no travesseiro?

A masturbação infantil é, de forma geral, algo muito normal e mais comum do que você imagina.

Afinal, nada mais é do que uma nova descoberta para a criança de suas partes íntimas e é algo natural e esperado do desenvolvimento. 

De acordo com a Dra. Deborah Kerches, especialista no assunto, algumas crianças, especialmente aquelas que deixaram de usar fraldas recentemente, começam a explorar mais suas partes íntimas.

Dessa forma, é uma consequência comum descobrirem sensações novas de prazer, que não envolve uma erotização.

Diferente de adultos que já entendem, elas só estão conhecendo partes novas e acabam descobrindo algum prazer durante a nova descoberta, mas não entendem bem o que estão fazendo.

Como resolver?

De modo geral, pequenas crianças, aquelas menores de 3 anos, não conhecem muito bem a ideia do que é privacidade. 

Dessa forma, para elas essas partes íntimas que estão explorando é apenas qualquer outra parte do corpo comum.

Desse modo, enquanto ela fizer isso apenas sozinha, tente não repreender, apenas mude o foco da criança.

Se isso, no entanto, acontecer em público, também não fale como se fosse algo errado, apenas mostre outra coisa, coloque um brinquedo que ela goste, distraia a criança de outras formas.

É importante fazer isso porque a criança não tem que sentir que está fazendo algo errado, já que não é.

Já crianças que são maiores de 3 anos, o ideal é que sejam orientadas de forma natural, educativa e gentil sobre o lugar e o momento certos.

Não se deve brigar com a criança, expor a algo humilhante, muito menos incentivar o ato.

É importante também ficar atento se a criança está se machucando.

Além disso, evite durante o banho esfregar as partes íntimas das crianças na tentativa de limpeza, pois isso pode se tornar um estímulo.

Procure entender melhor como fazer a higiene das partes íntimas do seu filho.

Quando se preocupar?

Se a masturbação infantil se tornar muito excessiva e duradoura, entender se existe algum caso de abuso é importante, ficar sempre em alerta com as companhias da criança e conteúdos que ela possa estar sendo exposta.

Conclusão

Nesse texto mostramos como a masturbação infantil é algo comum e que você não deve se preocupar, pois faz parte do desenvolvimento e é uma fase que as crianças passam.

É importante saber como falar com as crianças sobre isso e quando se preocupar.

Em geral, se atente a sua criança, saiba como fazer a higienização correta das partes íntimas para não haver um estímulo.

Além disso, entenda que as crianças não erotizam, mas que estão conhecendo o corpo e acabam descobrindo novos prazeres, o que é normal.

Se você conhecer outras mães que estejam passando por algo parecido, compartilhe esse conteúdo para despreocupa-las e mostrar o caso em que devem se preocupar.