Sandália infantil feminina: saiba quando utilizar em sua filha

Comprar uma sandália para sua filha pode ser um grande desafio, pois o rápido crescimento das crianças faz com que um calçado que cabia perfeitamente, deixe de servir em poucos meses.

Durante os primeiros anos, as crianças têm o crescimento mais acelerado, por isso é muito importante os pais e mães ficarem atentos e acompanharem de perto este processo, pois ele requer atenção e cuidados, principalmente quando o assunto são os pés.

Calçados inadequados, apertados e sem qualidade podem causar uma série de problemas, como unhas encravadas, pés chatos, joanetes, calos, bolhas, problemas na coluna, deformações, dores, além de desconforto.

É preciso ter em mente que na infância, os pés das crianças estão em pleno desenvolvimento, e é preciso optar por calçados que proporcionem conforto e segurança em todos os momentos, e que respeitem a liberdade da criança e seus movimentos.

Uma ótima opção de calçado tanto para as meninas quanto para os meninos nessa fase são as sandálias, então, vamos entender um pouco mais sobre essa peça e qual o momento ideal para sua filha começar a usar, além dos cuidados que você deve ter quando se trata, principalmente, de sandália para meninas

Quando utilizar sandália em sua filha?

Segundo os especialistas em ortopedia infantil, até começar a andar, um calçado é dispensável para as crianças e não passa de enfeite para os pés. É só a partir dos 11 meses, idade em que as crianças ensaiam os primeiros passos, que os pais e mães devem começar a se preocupar.

É neste período que o calçado se torna necessário para proteger os pés das crianças contra machucados e lesões, principalmente, porque elas ainda estão em processo de formação e fortalecimento de músculos, tendões, dos ossos e dos nervos.

As sandálias são ideais para permitir que sua filha brinque, corra, caminhe e tenha liberdade nos movimentos, de forma segura e com conforto, seja em casa, no quintal, na praça, no parque, na escola, ou em qualquer lugar.

As sandálias são ótimas opções para o verão, principalmente em dias muito quentes, pois permitem que os pés transpiram sem causar sensação de abafamento e consequente incômodo na criança.

Como escolher a sandália correta para sua filha?

A escolha da sandália ideal para sua filha exige atenção redobrada, muito maior do que a escolha de sandália para os meninos.

A sandália ideal para ela tem que proporcionar o máximo conforto, ser confeccionada em materiais macios, flexíveis, leves, com solado antiderrapante, o reforço do calcanhar firme resistente para ajudar a estabilizar os pés, e nunca com saltos.

O uso de sandália com salto em meninas pode ser muito prejudicial, principalmente porque na infância, os ossos e músculos ainda estão em desenvolvimento e em formação. 

O salto, principalmente nas meninas, pode alterar o centro de gravidade do corpo, forçar alteração na postura para manter o equilíbrio, alterar a pisada, concentrar o peso do corpo nos dedos, e provocar sobrecarga na sustentação do corpo. 

Sandálias com salto: por que não usar?

O uso de saltos pode causar prejuízo para a vida toda de sua filha, portanto, você precisa considerar que:

  • O corpo dela, e isso inclui os pés, ainda está em desenvolvimento e vai passar por uma série de transformações e mudanças;
  • Os saltos podem causar problemas de saúde, como dores nas articulações, calcanhar e panturrilha, deformidades na coluna e nos pés, 
  • Com o uso de salto é comum a perda de equilíbrio provocando quedas, torções e lesões;
  • Aparecimento de calosidades e encravamento das unhas, etc.

Pense sempre que crianças precisam ser crianças e tem que aproveitar esta fase, que é tão rica em aprendizado e conhecimento, vivenciando-a de forma plena.

Se você quiser dar um saltinho à sua filha, a recomendação é para que isso aconteça após os 12 anos.

Principais cuidados

Na hora de comprar uma sandália para sua filha, dê preferência à qualidade, ao conforto e à segurança que este calçado pode proporcionar, e nunca deixe de observar se ele continua adequado para uso.

Caso você observe o aparecimento de vermelhidão, a formação de bolhas e calos, provavelmente, o calçado não serve mais e é preciso trocar. 

Uma ideia é comprar calçados com velcro, que se ajustam melhor ao formato do pé da criança, e maior em um número, para não correr o risco de perdê-lo tão depressa, se atentando, obviamente, para que não fique frouxo demais e saindo do pé com facilidade.

Onde comprar sandálias para sua filha?

As sandálias infantis femininas são facilmente encontradas nas lojas de calçados. Certifique-se de que a loja é confiável sempre e que vende produtos de qualidade.