Com a evolução da tecnologia, hoje, não é mais necessário pagar ou se deslocar para aprender sobre muitos assuntos, inclusive o Marketing Digital. Visto que se trata de algo ligado à internet, faz todo o sentido que o conteúdo seja disponibilizado por meio dela.
Segundo a American Marketing Association (AMA),“Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e oferecer trocas com valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.”
Dentre as suas principais estratégias, estão o SEO (otimização para motores de busca), Inbound Marketing (conjunto de estratégias para atração de clientes) e o Marketing de Conteúdo (uma das ações possíveis do Inbound Marketing).
Selecionamos os melhores cursos gratuitos, online e com certificado para quem deseja aprender mais ou se capacitar neste segmento. Fique conosco e confira!
- Unova
O treinamento de Marketing Digital da Unova é composto por 80 horas e mais de 40 aulas gravadas em vídeo, disponíveis para acesso a qualquer momento e lugar com internet a partir da realização da inscrição no site da entidade.
Com quase 2 mil alunos matriculados, o curso de nível intermediário tem o objetivo de ensinar a utilizar mídias sociais (Facebook, Instagram e Youtube), além do Google Analytics e técnicas, como SEO e copywriting, visando aos possíveis resultados de conhecimentos bem aplicados sobre o Marketing de atração.
Após a conclusão das aulas e a realização de uma avaliação, caso o aluno deseje, poderá solicitar o certificado. A capacitação é gratuita, mas a emissão do documento possui o custo de R$ 29,90.
- Escola Educação
A Escola Educação oferece o curso de Marketing Digital de forma online e sem custos. Este treinamento conta com 20 horas de duração e aborda assuntos introdutórios da área, como:
- conceitos,
- metodologias práticas,
- métricas e indicadores,
- recursos para ampliação de alcance de pessoas,
- novidades do mundo digital e outros temas correlatos.
A emissão do certificado, caso o estudante queira, possui o investimento de R$ 49,90 para a versão digital, que é disponibilizada no portal da instituição ou R$ 64,90 mais o frete para quem prefere o modelo físico.
- Pensar Cursos
O curso Marketing Digital e Mídias Sociais disponibilizado pela Pensar Cursos possui carga horária de 60 horas. Por meio dele, o aluno recebe autonomia para estudar de forma online e gratuita.
Após completar as aulas e obter 60% de aproveitamento, o estudante pode solicitar o certificado pago, caso julgue necessário. A taxa de emissão do documento é de R$35,90.
Ao finalizar o treinamento, o indivíduo estará capacitado para utilizar as principais ferramentas e plataformas comuns ao Marketing online, desenvolver projetos de mídias sociais e administrar questões contratuais e precificação.
Vale ressaltar que esta opção é mais voltada para a utilização de mídias sociais e possui o foco em tráfegos e métricas presentes nesses ambientes.
- Edune Cursos
A Edune possui em seu site o curso de Marketing Digital. Assim como os demais citados, ele é online e gratuito, com opção de certificado pago, com taxa de R$ 28,90.
Nas 80 horas de aulas, é possível aprender com o treinamento de nível intermediário detalhes sobre a utilização do Marketing em mídias sociais e utilização de técnicas de otimização para sistemas de pesquisas.
Além disso, noções de copywriting, utilização e elaboração de E-mails Marketing também são assuntos abordados nas aulas
- Rock Content
O Curso de Inbound Marketing da Rock Content é referência em conteúdo digital, dura aproximadamente 5 horas. Possui certificado gratuito com validade de 2 anos, concedido mediante a realização de uma avaliação testando os conhecimentos adquiridos durante as aulas. É possível renová-lo próximo à data em que expira, também sem custo.
O treinamento capacita o aluno para aplicar o Marketing de atração online, desenvolver estratégias de captação de clientes, utilizar calls-to-action (ou seja, chamadas de ação, sigla de CTA) e entender a estrutura por trás do inbound, que demonstra como atrair clientes.
Por que fazer um curso de Marketing Digital?
As capacitações mencionadas são voltadas a jovens e adultos, estudantes, profissionais da área ou demais interessados que buscam qualificação profissional.
Elas são ótimas opções para quem deseja se atualizar no mercado ou mesmo para quem quer entrar nele, bem como para pessoas que possuem a intenção de ingressar em uma graduação de Marketing, podendo adquirir noções introdutórias e conhecer um pouco mais da área.
Os treinamentos proporcionam também a opção de certificado válido em todo o território nacional, conforme a Lei nº 9394/96, que também cita em seu artigo 5 que “o acesso à educação básica obrigatória é direito público.”
É importante possuir o certificado de conclusão do meu curso?
Dependendo do objetivo pelo qual fará a capacitação, o certificado pode ser realmente necessário. É bom avaliar previamente os benefícios que ela proporciona, como:
- comprovar a qualificação profissional,
- validar horas extracurriculares,
- enriquecer o currículo para a aquisição de um emprego ou promoção,
- realização de provas de títulos ou concursos públicos,
- aumentar o reconhecimento profissional,
- atestar a realização do curso.
Além disso, você pode realizar mais de um treinamento, garantindo a intensificação de quaisquer que sejam os propósitos acima listados.
Quanto ganha um profissional da área?
De acordo com o Portal Quero Bolsa, o salário médio de um profissional da área de Marketing, segundo as mais de 8 mil contratações realizadas em todo o país em 2020, é de R$ 3.455 mensais, podendo chegar a R$ 5.326.
Ao buscar no Linkedin, uma rede social voltada à busca e oferta de empregos, é possível localizar quase 15 mil oportunidades no âmbito de Marketing no Brasil. Visto ser uma área em ascensão, realizar treinamentos para desenvolver ou aprimorar suas habilidades pode ser de grande valor.
Com todas estas sugestões de cursos, é possível aprender muito, de forma online e gratuita, adquirindo também, se desejar, o certificado de comprovação da capacitação a fim de se destacar no mercado.
Caso tenha gostado das dicas, salve este conteúdo para consultar mais tarde e deixe nos comentários o feedback da opção que melhor se identificar com você e optar por realizar.