Quer descobrir as brincadeiras que estimulam a criatividade e que podem divertir seus filhos e a criançada, em geral? Confira todas as alternativas que preparamos, a seguir!
Brincar é certamente uma das melhores formas que o seu pequeno tem para aprender novas coisas e se desenvolver. Você sabia que são nos primeiros anos de vida que os seres humanos passam pelas maiores transformações cerebrais? Portanto, para crescer sendo uma pessoa criativa é necessário que sejamos muito estimulados durante a infância.
Em tempo de brinquedos tecnológicos, as crianças perderam o costume de se envolver em brincadeiras lúdicas e em grupo. Isso pode fazer com que os pequenos deixem de exercitar uma parte do cérebro e também acabem perdendo a gostosa oportunidade de brincar como nos tempos antigos.
Preparamos uma lista de brincadeiras que pode ser uma maneira leve e simples de estimular a criatividade da criançada.
Desenhar
Os desenhos são uma excelente forma de expressão. Por meio deles, as crianças podem colocar a imaginação para trabalhar e também se divertir. Desenhar é uma das melhores formas de estimular a criatividade!
Atividades ao ar livre
Respirar ar puro e entrar em contato com a natureza é uma opção de atividade que pode auxiliar muito no exercício da criatividade. Mesmo sem o auxílio de brinquedos, a molecada vai poder aproveitar o ambiente para se divertir de forma autônoma. Novas brincadeira e novas formas de se divertir aparecerão em contato com a natureza!
Aprender a cozinhar
É uma atividade que pode ser desenvolvida com toda a família. Além da criatividade, as crianças poderão desenvolver outros sentidos como o paladar e o olfato.
Imagina como será divertido fazer uma receita e depois poder saboreá-la? Um detalhe importante é que essa atividade pode ser indicada para estimular a criatividade em todas as idades. Ou seja, de 8 a 80 anos cozinhar vai ser sempre uma atividade muito interessante.
Práticas esportivas
Além dos conhecidos benefícios que a prática esportiva traz para o nosso corpo, ela também pode ser uma excelente alternativa para a nossa cognição. Como diz aquele ditado “ corpo são, mente sã!”.
Além disso, os esportes coletivos proporcionam uma troca importante para as crianças, já que elas entrarão em contato com estratégias e trabalho em equipe. Essas características fazem dos esportes uma boa alternativa de estímulo à criatividade.
Brincadeiras do tempo da vovó
Algumas brincadeiras nunca saem de moda e são excelentes opções. Pular corda, amarelinha, e aprender cantigas de roda são algumas dessas opções. Brincadeiras em grupo como esconde-esconde podem colaborar para que as crianças exercitem além de diversas partes dos corpos, alguns sentimentos como paciência, amizade e gratidão.
As tintas e pincéis pode ser uma boa pedida para as crianças menores. Faça carimbos com os pés e as mãos da meninada e aproveite a farra para ensinar sobre cores, texturas e tamanhos. Outra brincadeira que faz muito sucesso é o teatrinho e a contação de histórias.
Mímica e adivinhações
Já para os maiores, brincadeiras como mímica, jogos de tabuleiro e da memória podem ser uma alternativa para tentar fazer as crianças desgrudarem dos aparelhos eletrônicos. Desafios e adivinhações também são boas pedidas. Todas essas atividades podem ser feitas em um ambiente ao ar livre.
As gerações evoluem e com elas evoluem também as formas que as crianças costumavam brincar. A revolução tecnológica trouxe muitos benefícios e, claro, não podemos deixar de reconhecer todas as coisas boas que nós conseguimos com essas novidades na área da tecnologia.
Mas é bem verdade que as crianças passam mais tempo “conectadas” que aproveitando as outras opções de diversão. As brincadeiras apresentadas aqui mostram que a criatividade ainda pode ser estimulada por meio de atividades simples e muito divertidas.
Dicas finais
Incite seus filhos a deixar o celular e o computador um pouquinho de lado e apresente algumas opções de brincadeiras alternativas. Com a introdução dessas atividades, certamente o desenvolvimento cognitivo e a ampliação de muitas habilidades poderão ser percebidas na sua criança.
Então, atenção papais e mamães: estimulem suas crianças a procurarem alternativas de novas brincadeiras. Procurem novos espaços, criem novas opções e deixem a imaginação solta! O desenvolvimento saudável dos seus filhos também depende de você!
Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião!