5 Dicas para tornar a prática de atividades físicas divertidas para as crianças

0 3

Deseja saber como estimular seus filhos a fazer exercícios físicos? Conheça algumas dicas para tornar a prática de atividades físicas divertidas para as crianças


Você deve ser como um professor de educação física em casa e deve promover planos esportivos para não deixar seus filhos sentados no sofá. Mas, é preciso fazer com que as crianças tenham interesse pelos exercícios

Mas, a questão é: como fazemos as crianças serem atraídas pelo esporte? Aqui estão algumas dicas para promover esportes em sua família, mas antes devemos nos atentar aos seguintes aspectos:

·         Contribuir para que a prática de exercícios faça parte do interesse da criança.

·         Ajude seus filhos a encontrar um esporte que eles gostam.

·         Mostrar interesse no que fazem (participar de jogos, incentivá-los, etc).

·         Reduza o tempo de atividades sedentárias.

·         Tenha um estilo de vida ativo e bons hábitos alimentares.

Agora vamos lá, as dicas!

1. rota de bicicleta

Certamente tem bicicletas em sua casa guardadas na garagem, então tire elas de lá, limpe um pouco a poeira e saia com seus filhos para dar um passeio e sentir o ar puro.

Se você tem um espaço nos finais de semana, aconselhamos também que organize uma rota para uma zona rural, já que a natureza é um lugar para passar um bom dia e para os pequenos curtirem com os amigos da escola ou família.

Além disso, você pode fazer uma proposta de piquenique para incentivá-los a pedalar até o local escolhido, como exemplo, parques próximos a lagos.

2. Caminhada no meio da natureza

As crianças adoram investigar coisas novas e desfrutar de um espaço onde possam se movimentar mais livremente, andar e correr sem preocupações.

Leve os pequenos para caminhar com você, mesmo que seja só aos finais de semana.

No campo você pode permitir que seus filhos brinquem sem ter que se preocupar sempre, além de estar em contato com a natureza e respirar ar puro, algo que nunca faz mal.

3. No verão, praia ou piscina

O que é melhor para fazer no verão do que dar um mergulho para se refrescar?

Podemos fazer essas pequenas viagens à praia ou um clube com piscina para nadar com nossos filhos e praticar esportes.

Essa atividade também pode reforçar o aprendizado nas aulas de natação, mostrando a seu filho a importância de praticar esse esporte. Use as viagens como recompensa para o desempenho deles no esporte.

Durante as férias as crianças têm muitas horas livres, por isso devemos procurar jogos para entretê-los na praia, na piscina ou em casa.

4. Planeje a prática de um esporte após a escola

As tardes podem ser muito longas em certos dias, por isso não é uma má idéia inscrever nossos filhos em qualquer atividade esportiva durante o horário escolar.

Os esportes coletivos são boas opções, já que além do exercício os pequenos estão relacionados a novos amigos e podem se tornar mais apaixonados pelo esporte.

Você pode tentar várias disciplinas para encontrar o que mais agrada ao menino ou menina, não deve deixá-lo em uma atividade que não o atraía, porque ele não vai apreciá-la e será capaz de criar uma visão negativa do esporte.

5. Jogos no quintal com os amigos

Nada melhor do que mostrar às crianças o que realmente é “ser criança”. Chame os colegas de seus filhos em algum dia da semana e faça uma gincana de brincadeiras, como exemplo, a corrida dos sacos, campeonato de futebol, corridas, entre outros.

Faça com que eles deixem a tecnologia de lado ao menos um dia.

Como podemos perceber, praticar um pouco de esporte não é tão difícil, não precisamos de muito esforço para sair nas ruas por algumas horas e para os seus filhos aproveitarem as tardes.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.