Brincadeiras que estimulam a criatividade

138

Quer descobrir as brincadeiras que estimulam a criatividade e que podem divertir seus filhos e a criançada, em geral? Confira todas as alternativas que preparamos, a seguir!

Brincar é certamente uma das melhores formas que o seu pequeno tem para aprender novas coisas e se desenvolver. Você sabia que são nos primeiros anos de vida que os seres humanos passam pelas maiores transformações cerebrais? Portanto, para crescer sendo uma pessoa criativa é necessário que sejamos muito estimulados durante a infância.

Em tempo de brinquedos tecnológicos, as crianças perderam o costume de se envolver em brincadeiras lúdicas e em grupo. Isso pode fazer com que os pequenos deixem de exercitar uma parte do cérebro e também acabem perdendo a gostosa oportunidade de brincar como nos tempos antigos.

Preparamos uma lista de brincadeiras que pode ser  uma maneira leve e simples de estimular a criatividade da criançada.

brincadeiras que estimulam a criatividade 3

Desenhar

Os desenhos são uma excelente forma de expressão. Por meio deles, as crianças podem  colocar a imaginação para trabalhar e também se divertir. Desenhar é uma das melhores formas de estimular a criatividade!

Atividades ao ar livre

Respirar ar puro e entrar em contato com a natureza é uma opção de atividade que pode auxiliar muito no exercício da criatividade. Mesmo sem o auxílio de brinquedos, a molecada vai poder aproveitar  o ambiente para se divertir de forma autônoma. Novas brincadeira e novas formas de se divertir aparecerão em contato com a natureza!

Aprender a cozinhar

É uma atividade que pode ser desenvolvida com toda a família. Além da criatividade, as crianças poderão desenvolver outros sentidos como o paladar e o olfato.

Imagina como será divertido fazer uma receita e depois poder saboreá-la? Um detalhe importante é que essa atividade pode ser indicada para estimular a criatividade em todas as idades. Ou seja, de 8  a 80 anos cozinhar vai ser sempre uma atividade muito interessante.

Práticas esportivas

Além dos conhecidos benefícios que a prática esportiva traz para o nosso corpo, ela também pode ser uma excelente alternativa para  a nossa cognição. Como diz aquele ditado “ corpo são, mente sã!”.

Além disso, os esportes coletivos proporcionam uma troca importante para as crianças, já que elas entrarão em contato com  estratégias e trabalho em equipe. Essas características fazem dos esportes uma boa alternativa de estímulo à criatividade.

Brincadeiras do tempo da vovó

Algumas brincadeiras nunca saem de moda e são excelentes opções. Pular corda, amarelinha,  e aprender cantigas de roda são algumas dessas opções. Brincadeiras em grupo como esconde-esconde podem colaborar para que as crianças exercitem além de diversas partes dos corpos, alguns sentimentos como paciência, amizade e gratidão.

As tintas e pincéis pode ser uma boa pedida para as crianças menores. Faça carimbos com os pés e as mãos da meninada e aproveite a farra para ensinar sobre cores, texturas e tamanhos. Outra brincadeira que faz muito sucesso é o teatrinho e a contação de histórias.

Mímica e adivinhações

Já para os maiores, brincadeiras como mímica, jogos de tabuleiro e da memória podem ser uma alternativa para tentar fazer as crianças desgrudarem dos aparelhos eletrônicos. Desafios e adivinhações também são boas pedidas. Todas essas atividades podem ser feitas em um ambiente ao ar livre.

As gerações evoluem e com elas evoluem também as formas que as crianças costumavam brincar. A revolução tecnológica trouxe muitos benefícios e, claro, não podemos deixar de reconhecer todas as coisas boas que nós conseguimos com essas novidades na área da tecnologia.

Mas é bem verdade que as crianças passam mais tempo “conectadas” que aproveitando as outras opções de diversão. As brincadeiras apresentadas aqui mostram que a criatividade ainda pode ser estimulada por meio de atividades simples e muito divertidas.

Dicas finais

Incite seus filhos a deixar o celular e o computador um pouquinho de lado e apresente algumas opções de brincadeiras alternativas. Com a introdução dessas atividades,  certamente o desenvolvimento cognitivo e a ampliação de muitas habilidades poderão ser percebidas na sua criança.

Então, atenção papais e mamães: estimulem suas crianças a procurarem alternativas de novas brincadeiras. Procurem novos espaços, criem novas opções e deixem a imaginação solta! O desenvolvimento saudável dos seus filhos também depende de você!

Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião!