Se a temperatura cair, podemos reclamar um pouco oupodemos simplesmente colocar um casaco mais grosso ou outro macacão e continuar com isso. Seu bebê, por outro lado, precisa de sua ajuda para se manter na temperatura certa. Saber o que ele precisa pode parecer difícil.
Mas essas dicas testadas e comprovadas manterão o seu bebê quentinho e protegido no inverno.
Use camadas de roupas
Quando se trata de roupas, não precisa exagerar no uso de roupas de lã para mantê-lo aquecido. Em vez disso, tente avaliar as necessidades do seu bebê. A primeira camada de roupa do seu bebê deve ser sempre de algodão. Essa é uma aposta segura, pois o algodão geralmente não causa alergias.
Se seu bebê tem pele sensível, opte por roupas de algodão orgânico. Certifique-se de que seu bebê tenha duas ou mais camadas de roupa. Se o seu bebê tiver menos de seis meses de idade, use gorros, botinhas e luvas para mantê-lo aquecido.
Proteja a cabeça do bebê com toucas e gorros
O bebê perde grande parte do seu calor corporal através da cabeça. Por esse motivo é importante mantê-la coberta e aquecida no inverno, ainda que o recém nascido seja daqueles super cabeludinhos.
Os gorros de lã são os mais indicados, pois são muito macios e não apertam. Dê preferência a eles sempre que possível e evite os que usam elástico na sua fabricação, pois podem encolher e machucar a cabeça da criança.
Além disso, quando se trata de gorros, opte pelos que cobrem as orelhas e têm como forro interno uma camada de algodão. Se não tiver forro de algodão por dentro, evite usá-lo.
Dê banhos quentinhos e rápidos
Sabemos que o banho do bebê é um momento gostoso e bastante divertido quando ele começa a compreender o mundo. Mas na época mais fria do ano, o ideal é que essa seja uma hora menos demorada.
Portanto, invista em uma água quentinha e em um banho bem rápido, apenas para higienização do bebê. Siga esse passo a passo:
- Deixe o bebê aquecido no berço ou com algum familiar e aqueça a água.
- Verifique a temperatura com um termômetro. A água não pode ultrapassar os 38ºC nem ficar abaixo dos 36ºC.
- Coloque a banheira em um lugar alto o suficiente e que seja seguro. Em seguida, pegue o bebê.
- Com seu neném ainda vestido, segure-o de forma que só a cabeça fique na direção da banheira e lave os cabelos.
- Depois, seque bem os cabelos e tire a roupinha.
- Agora coloque o bebê na banheira e lave rapidamente seu corpo inteiro.
- Em seguida, finalize enxugando e vestindo o bebê com as camadas de roupa, como sugerido mais acima.
Evite passeios ao ar livre
Quando o bebê sai do hospital, a orientação é que ele tome banhos de sol todos os dias para evitar problemas de pele. Mas no inverno as mamães ficam sem saber como fazer para seguir essa orientação.
Porém, não há com o que se preocupar, existe uma alternativa para isso. Basta abrir a janela do quarto e ficar com o bebê sob a luz do sol, mesmo vestido com uma camada de roupa ou até duas.
Portanto, não se preocupe em sair de casa, até porque o bebê pode adoecer devido ao choque térmico.
Mantenha o quarto do bebê aquecido
Ao colocar um bebê para dormir, é tentador querer enrolá-lo de forma que fique bem aconchegado em camadas de cobertores para uma noite de sono confortável. No entanto, os bebés com menos de 9 meses não conseguem controlar a sua própria temperatura corporal e é muito importante que não fiquem muito quentes. O superaquecimento é considerado uma das principais causas da Síndrome da Morte Súbita Infantil (SMSL).
Por isso, para evitar que seu filho passe frio à noite – ou mesmo durante o sono da tarde – mantenha seu quartinho bem aquecido. Em algumas regiões mais frias o uso de aquecedores é bastante comum, mas algumas outras coisas podem ajudar a manter a temperatura do ambiente.
As dicas são:
- Use tapetes no quarto
- Tenha uma calefação elétrica por convecção
- Tenha cobertas adequadas
- Invista em proteção contra friagem que entra pelas janelas
- Tenha almofadas seguras no berço
Para verificar se seu bebê está com muito frio ou muito calor, sinta sua barriga. Se a barriga estiver fria ao toque, você pode adicionar um colete ou, se estiver quente ao toque, remova os cobertores conforme necessário.
Evite usar as mãos ou os pés como guia porque a circulação dos bebês não é tão boa quanto a dos adultos e é normal que os dedos das mãos e dos pés fiquem muito mais frios do que outras partes do corpo. Se as mãos e os pés parecerem azuis ou manchados, você pode adicionar meias / luvas como uma camada extra de calor.