A recomendação atual para as crianças ficarem ao ar livre e serem fisicamente ativas é de 60 minutos por dia, de acordo com a Harvard TH Chan School of Public Health.
Seja correr, nadar, jogar ou qualquer coisa do gênero que mantenha as crianças ativas é bom tanto para o corpo quanto para a mente.
Quando as crianças veem seus pais se exercitando, não é surpresa que elas também queiram participar. Muitos pais adorariam encorajar seus pequenos a se exercitarem com eles. Mas, a maioria não sabe qual é a idade apropriada para as crianças começarem a se exercitar.
Afinal, como as crianças ainda estão crescendo, os pais podem hesitar em deixar as crianças praticarem um treino sem saber se elas serão feridas. Assim como, sem saber se o exercício envolve mais do que seus corpos podem suportar. Porém, se os pais mantiverem os exercícios adequados à idade, não haverá nenhum problema.
Dito isso, tenha em mente que é sempre bom conversar com um pediatra para garantir que o exercício feito seja saudável e não prejudicial às suas crianças.
Veja a seguir qual é a idade apropriada para as crianças começarem a se exercitar.
Brincar é a primeira forma de exercício
As brincadeiras ao ar livre são a primeira forma de exercício que as crianças participam. Seja um esporte de equipe ou apenas diversão correndo com os amigos, elas estão trabalhando coração e músculos para que se mantenham saudáveis e continuem a construir força.
Quando as crianças estão ativas ao longo do dia, elas não estão apenas desenvolvendo resistência física, mas também adquirindo força e saúde óssea.
Como tal, até que a criança atinja aproximadamente sete a oito anos de idade, não há necessidade de fazer nada além de correr e brincar para praticar o exercício que precisa.
No entanto, envolver as crianças em esportes em grupo que não são competitivos em tenra idade também é bom, pois envolve exercícios e trabalha a coordenação das crianças. Embora o foco esteja no jogo, não deve ser sobre competição para que seja divertido.
O treinamento de força é apropriado
Para as crianças interessadas em pesos, o treinamento de força é uma atividade apropriada. Desde que as crianças tenham a idade certa para fazê-lo.
Quando as crianças se tornam mais competitivas nos esportes coletivos, elas podem começar o treinamento de força. Isso aos sete ou oito anos. No entanto, o foco não deve ser em quanto peso pode ser levantado. Em vez disso, no formulário o objetivo deve ser construir uma “base”.
Muitos dos exercícios que as crianças podem começar nessa idade incluem:
- Afundo
- Agachamentos
- Flexões
- Barra Fixa
- Pranchas
Esses exercícios ajudarão a fortalecer o corpo usando apenas o peso corporal. Pois, até que as crianças sejam adolescentes elas devem garantir que a base seja sólida em cada exercício realizado, ao invés de começarem a se concentrar no aspecto do peso do treinamento de força.
Como fazer as crianças começarem a se exercitar
A melhor maneira de fazer as crianças começarem a praticar exercícios é torná-los divertidos e parte da rotina diária.
Para crianças em idade escolar, a maior parte de seu exercício diário deve ser aeróbica versus treinamento de força. Isso significa que, na maioria dos dias da semana, deve haver uma atividade que faça o coração bombear.
E para fortalecer o corpo, segundo a publicação, não mais do que três dias por semana de treinamento de força até que as crianças sejam mais velhas.
Quando os pais treinam, eles se tornam modelos para seus filhos. Como tal, as crianças vão querer imitá-los. Portanto, se caminhar, correr ou nadar é uma atividade que toda a família gosta de fazer, faça com que o exercício seja algo em que todos os membros da família se envolvam.
Dessa forma, o exercício não será uma tarefa árdua, mas apenas uma parte da vida. E quanto mais cedo as crianças fizerem do exercício uma prioridade, mais saudáveis serão quando crianças e quando se tornarem adultos também.