5 ótimas brincadeiras e atividades de aprendizado para crianças de 4 anos

Smiling children taking crafting class in the kindergarten

O mundo de uma criança de 4 anos é dramaticamente maior e mais complexo do que o de uma criança de 3 anos. Sua curiosidade é ilimitada, e suas capacidades – físicas, verbais e lógicas – para investigar as coisas e atividades que os interessam estão se desenvolvendo rapidamente. Faz sentido, então, que as melhores atividades para crianças de 4 anos, de acordo com Rebecca Parlakian, diretora sênior de programas da organização sem fins lucrativos Zero to Three, sejam aquelas que se baseiam em sua “persistência, linguagem, raciocínio lógico e habilidades de resolução de problemas”.

Por exemplo, crianças de 4 anos podem aprender habilidades essenciais, como persistência e resolução de problemas, simplesmente montando torres de blocos: quando uma torre cai, uma criança pode aprender a lidar com essa frustração tentando outra estratégia de construção e finalmente conseguir fazer com que a torre do bloco permaneça de pé. Crianças dessa idade aprendem essas habilidades melhor por meio de brincadeiras do que por meio de exercícios e atividades acadêmicas tradicionais e focadas no aprendizado.

Assim como as crianças de 4 anos aprendem brincando, elas também aprendem por meio de atividades ricas e responsivas e interações com colegas e adultos responsáveis. “Essas experiências nutrem o desenvolvimento saudável em todos os domínios”, acrescenta Parlakian, “incluindo habilidades cognitivas, socioemocionais, de comunicação e físicas”.

Parlakian sustenta que, quando crianças pequenas são obrigadas a fazer atividades que não permitem que elas brinquem e explorem, há uma incompatibilidade de desenvolvimento entre o cenário e a criança, o que geralmente significa que o cenário limita fundamentalmente os benefícios que uma criança pode obter dele. Essas cinco atividades para casa proporcionam o equilíbrio entre diversão, desafio e interação que as crianças de 4 anos desejam.

Mosaico de espuma

  • Ferramentas necessárias: espuma de artesanato, cola, tesoura, papelão | Opcional: Tinta, Pincéis
  • Habilidades Desenvolvidas: Habilidades Motoras Finas e Grossas, Criatividade

Como brincar: Esta atividade é excitante para crianças de 4 anos porque estimula seus sentidos e desafia sua criatividade, enquanto permite que elas construam diferentes áreas de desenvolvimento ao mesmo tempo. Pegue um pouco de espuma colorida e mostre ao seu filho como cortar as peças (o quanto as crianças de 4 anos adoram tesouras?) e cole-as no papelão. Você pode dar um passo adiante e fazer com que pintem um pano de fundo antes de criar o mosaico de espuma. Eles vão adorar apertar a espuma multicolorida macia, e você vai adorar a obra-prima artística que eles apresentam no final.

Tecelagem de papel

  • Ferramentas necessárias: tesoura, jornal velho
  • Habilidades Desenvolvidas: Destreza, Concentração

Como brincar: A atividade de tecelagem de papel é um tesouro escondido. Visa a destreza e a concentração, dada a boa colocação de papel após papel. É também uma ótima introdução às técnicas de costura e tecelagem. Pegue duas folhas de papel. Faça tiras na primeira folha. Pegue o segundo e corte ao longo das linhas, mas não completamente. Mostre aos seus filhos como tecer as duas folhas alternando para cima e para baixo.

Caça no Gelo

  • Ferramentas necessárias: bandeja de cubos de gelo, água, brinquedos, martelo
  • Habilidades Desenvolvidas: Concentração, Habilidades Analíticas, Habilidades Motoras Finas

Como brincar: Surpresas são divertidas para bebês e adultos, mas especialmente para crianças de 4 anos. Pegue um estoque de brinquedos pequenos e congele-os em cubos de gelo. Você pode tornar a atividade mais divertida usando líquido colorido. Peça aos seus filhos que adivinhem quais brinquedos estão nos cubos, então dê ao seu filho um martelo e deixe-os quebrar os cubos de gelo para descobrir quais brinquedos estão dentro. Eles gritarão de emoção à medida que cada cubo revela uma nova surpresa.

Fazenda de animais

  • Ferramentas necessárias: areia, caixa de areia, animais de brinquedo
  • Habilidades Desenvolvidas: Reconhecimento de Memória, Habilidades Motoras Grossas

Como brincar: Atividades sensoriais como fazenda de animais permitem que seus filhos testem e ativem seu senso de toque, bem como suas capacidades de memória e reconhecimento. Encha uma caixa com areia e enterre brinquedos de diferentes tipos e tamanhos lá. Seus filhos de 4 anos devem cavar dentro da caixa de areia e tentar adivinhar quais animais eles tocaram antes de tirá-los da caixa para uma revelação. Esta atividade também é uma maneira divertida de começar a ensinar as crianças sobre diferentes tipos de animais.

Organizar talheres

Ferramentas necessárias: talheres, tigela, organizador de talheres
Habilidades Desenvolvidas: Habilidades Motoras Finas, Habilidades Motoras Grossas, Concentração

Como brincar: A organização da cozinha é gratificante. Seu filho de 4 anos também desfrutará desse prazer culpado. Misture talheres de tamanhos diferentes em uma tigela e peça ao seu filho de 4 anos para colocá-los na gaveta de talheres. Essa tarefa, embora aparentemente simples, os ajuda a desenvolver diferentes áreas de desenvolvimento de uma só vez: eles estão melhorando as habilidades motoras grossas ao segurar os talheres, a destreza ao organizá-los em seu local de armazenamento, bem como o foco e a concentração à medida que percorrer toda a tarefa.