Qual é a melhor idade para crianças iniciarem aulas de natação?

Todos os anos, à medida que o clima esquenta, as famílias vão para a água para nadar e outros momentos de diversão. Na verdade, muitas famílias gostam de se refrescar em piscinas públicas durante os meses de verão, e há muitas atividades que as crianças gostam de fazer na piscina.

No entanto, não saber nadar coloca muitas crianças em risco de afogamento, por isso é importante saber a melhor idade para as aulas de natação para que você possa manter seus filhos seguros na água.

A melhor idade para aulas de natação

De acordo com a Academia Americana de Pediatria, nenhuma criança com menos de um ano deve participar de qualquer tipo de aula de natação. Os bebês não têm a força muscular necessária para levantar a cabeça acima da água para respirar. Além disso, não há evidências de que as aulas de natação sejam benéficas para crianças tão jovens.

Entre um e quatro anos, as crianças podem ter aulas básicas de natação. Essas lições geralmente ensinam às crianças habilidades básicas de sobrevivência na água e algumas técnicas de derrame. No entanto, mesmo nessa idade, as crianças não estão totalmente prontas para permanecer na água sem a supervisão de um adulto. Além disso, as aulas de natação nessa idade não vão salvar totalmente as crianças do afogamento.

As crianças estão prontas para as aulas de natação aos quatro anos de idade. Nessa idade, as crianças podem chutar os pés e mover os braços em movimentos de braçada. Eles também podem coordenar esses movimentos, o que é essencial para uma natação adequada.

Se você está pensando em matricular seu filho em aulas de natação, converse com ele para avaliar o interesse dele. Além disso, certifique-se de que eles possam realizar os movimentos básicos necessários para nadar, seguir as instruções e entender a importância da segurança. Na maioria das vezes, as aulas de natação funcionam melhor quando seu filho está interessado e pronto para o desenvolvimento.

Independentemente da idade do seu filho, certifique-se de que ele tenha aulas com um profissional treinado. Além disso, procure um instrutor que se concentre em segurança e diversão, pois isso garantirá que seu filho aprenda, mas também aproveite suas aulas.

Benefícios das aulas de natação para crianças pequenas

As crianças que aprendem a nadar em tenra idade muitas vezes se tornam amantes da água para toda a vida. No entanto, esse não é o único benefício das aulas de natação para crianças pequenas.

De acordo com The Gateway Region YMCA, algumas vantagens das aulas de natação para crianças pequenas incluem:

  • Exercício para pulmões e músculos.
  • Aprender habilidades de sobrevivência na água.
  • Desenvolvimento de habilidades motoras.
  • Um espaço para praticar habilidades sociais.
  • Um novo hobby que não envolve tempo de tela.

Se seu filho aprende a nadar desde cedo, ele vai gostar de lugares como lagos ou parques aquáticos, que podem ser ótimos lugares para escapadelas de fim de semana em família. Além disso, muitas crianças que aprendem a nadar desde cedo tornam-se mais confiantes na água. Isso pode ajudá-los à medida que crescem, pois se sentirão mais preparados para enfrentar outras atividades aquáticas, como canoagem ou mergulho.

As aulas de natação são necessárias para a segurança das crianças se elas passarem algum tempo perto da água. No entanto, você não quer apressá-los. Apenas certifique-se de que seu filho esteja pronto para o desenvolvimento e encontre um instrutor em quem você confie.