Se você está buscando dicas sobre o que fazer para o cabelo do bebê não cair, continue lendo esse artigo e fique comigo até o final, pois meu objetivo aqui é te ajudar a esclarecer suas dúvidas, então vamos começar.
Queda de cabelo em crianças. Qual o motivo e como tratá-lo?
Vamos conversar sobre esse assunto que tanto desespera as mães e contar tudo para ajudar a acalmar esses corações famintos por informações e saber o que fazer para o cabelo do bebe não cair.
Além disso, vou informá-las desde os problemas mais simples aos mais graves, sobre o que fazer para o cabelo do bebê não cair, mas devo avisar, nada deve substituir a visita do pediatra ou do dermatologista da criança, eles vão poder dar um diagnóstico e tratamento precisos para cada caso, ok?
O que fazer para o cabelo do bebe não cair? o que saber com antecedência?
Em primeiro lugar, lembre-se que é normal perder uma certa quantidade de cabelo, para ser mais preciso, é um fenômeno fisiológico perder cerca de 100 fios por dia.
Esses fios passam por um ciclo capilar, dividido em três fases: crescimento, repouso e declínio. Este ciclo se repete ao longo de nossas vidas. Em nossas vidas, existem fases da infância, pós-parto e mais queda de cabelo à medida que envelhecemos. Isso não é um distúrbio físico, mas um fator hormonal.
Recém-nascido: Do 2º ao 6º mês, podem ocorrer queda de cabelo ou vilosidades. Em recém-nascidos, os folículos pilosos (na raiz) entram na fase de repouso, que diminui gradualmente à medida que o feto obtém uma alta concentração de hormônios sexuais da mãe.
Após o parto, esse nível cai drasticamente e os cabelos do bebê e da mãe caem juntos. Também porque ficam muito tempo deitados, suam e esfregam a cabeça (sob pressão e sem ventilação), os cabelos tendem a cair mais, nas laterais e na nuca.
Tração: Agarrar com muita força, puxar, prender com muita força ou usar chapéu também pode fazer com que os cabelos caiam. Evite penteados e tranças puxado demais, tire um momento do dia para deixar os cabelos soltos.
Transição alimentar: a amamentação é super completa, rica e apropriada. O período de transição entre a amamentação de alimentos sólidos evita que os bebês absorvam os nutrientes com tanta precisão.
A falta de alguns nutrientes importantes a longo prazo pode levar a uma leve queda de cabelo.
Os exames regulares sempre estão ok. Isso pode acontecer quando as crianças com mais de 2 anos também passam a escolher seus alimentos preferidos, muitos dos quais não possuem os nutrientes que deveriam, o que pode levar a deficiências importantes de vitaminas.
Produtos inadequados: Bebês e crianças devem usar produtos de acordo com sua faixa etária.
Bebês menores de 3 anos devem usar produtos para bebês e crianças maiores de 3 anos devem usar produtos infantis, esses produtos devem conter ingredientes suaves, porcentagens adequadas de cada ingrediente.