Melhores HQ: 6 Dicas para a garotada

42

As histórias em quadrinhos (HQ) são mais do que simples ilustrações e histórias, mas uma das melhores ferramentas para ajudar a estimular a imaginação e o raciocínio da gurizada. Além disso, aperfeiçoam a aprendizagem enquanto pequenos, jovens e adultos se divertem.

Confira, a seguir, qual a importância de HQ na educação infantil, além das melhores dicas para garotada.  

Importância do HQ no desenvolvimento da educação infantil

Histórias em quadrinhos são um tipo de revista que causa fascínio em crianças, jovens e até adultos, devido a sua linguagem simples, que que motiva a paixão por essa cultura.

O interesse que esse tipo de material desperta faz com que muitos educadores incentivem a leitura dessas revistas como estratégia de ensino na educação infantil.

É comum achar que livros com ilustrações infantis têm o mesmo efeito. Entretanto, HQ é mais elaborada, exigindo mais raciocínio, interação e atenção, não sendo tão intuitivos como as imagens ilustrativas dos livros infantis.

Além disso, esse tipo de material possui enredos que permitem um sentido amplo de construção sobre o que é lido e sua estética é fascinante aos olhos. Devido às diversas frases que imitam sons (onomatopeias), é possível imaginar de forma mais detalhada as cenas que se passam nos quadrinhos.

Existem diversos tipos de HQ, com classificação indicativa para crianças de diferentes idades. Veja alguns opções que garantem a diversão e o aprendizado da gurizada. 

6 Melhores HQ para a garotada

Confira a seguir quais os melhores HQ para garotada:

Turma da Mônica – Mauricio de Sousa

Quem nunca assistiu, viu um livrinho ou escutou um colega falar sobre a Turma da Mônica, não é mesmo? Maurício de Souza, criador de uma das mais famosas historinhas brasileiras, é reconhecido como um dos melhores escritores do país, ficando em 6° lugar no ranking.

As HQ da Turma da Mônica fazem tanto sucesso que deram origem a desenhos animados, filmes e brinquedos, entre outros itens.

gibi turma da mônica
Fonte: Freepik

As aventuras de um grupo de amigos que vira e mexe se mete em confusão já divertiu muitas gerações, com personagens cativantes, cheios de alegria e emoção.

Cada história traz diversas lições e estimula a curiosidade do leitor, que, dificilmente, lê apenas algumas páginas.

Site oficial Turma da Mônica

Hora da Aventura – Ryan North

A Hora da Aventura é uma série que está disponível em desenhos animados e HQ. A maioria das histórias fez tanto sucesso que virou desenhos e filmes.

A leitura é indicada para qualquer idade, além de ser muito apreciada por crianças que já assistiram o desenho, uma vez que será mais fácil de compreender e associar os temas.

gibi hora de aventura temporada 11
Fonte: Issuu

O material é divertido e possui diversas referências sobre a cultura pop, perfeito para ensinar conteúdos novos para a garotada. Fica a dica!

Site oficial Cartoon Network – Hora de aventura

Quadrinhos Disney

Carl Barks foi um dos autores de diversas HQ da Disney, muito conhecido por histórias como Tio Patinhas, Professor Pardal e Gastão, entre outros. São diversas histórias e autores da Disney que deram origem a personagens conhecidos, como Mickey e Minnie Mouse, Pateta, Pato Donald, Pequena Sereia, Zé Carioca e Cinderela, entre outros.

revista quadrinho disney comics
Fonte: https://www.magazineluiza.com.br/disney-comics-minnie-ed-74-abril/p/dj93ce6j1f/rc/rcnm/

São diversas HQ que você pode oferecer para a criançada. Cada história única, além de divertida, ensina lições preciosas, possui ilustrações incríveis, estimula o interesse e a aprendizagem.   

Site oficial da Panini – Disney Comics

Batman: Pequena Gotham – Dereck Fridolfs

Batman pequena Gotham é uma animação que acabou se tornando quadrinho, possuindo histórias de entretenimento que representam o enredo das lutas entre o herói e vilões a fim de manter a sociedade segura. 

batman pequena gotham
Fonte: https://www.amazon.com.br/Batman-Pequena-Gotham-Dustin-Nguyen/dp/8583680310

A estética é bem elaborada, os quadrinhos e o design chamam atenção e despertam a curiosidade e o interesse dos leitores. 

Uma ótima leitura para os pequenos, inclusive, muitos adultos também gostam e recomendam esse HQ.

Site oficial DC Comics

Academia Jedi – Jeffrey Brown

Star Wars é uma das histórias mais famosas do cinema e conquistou milhares de fãs ao redor do mundo. A saga de filmes é uma das mais assistidas e pesquisadas, inclusive, há diversas HQ sobre a saga.

star wars academia jedi jeffrey brown
Fonte: Crosstore

As HQ “A princesinha de Vader” e “Darth Vader e Filho” são muito conhecidas e foram criadas pelo mesmo autor.

A HQ “Academia de Jedi” segue a mesma linha, cheia de histórias que remetem ao Universo Star Wars, com desenhos bem elaborados, estética agradável e interessante, humor. Além de ser educativo para os pequenos, é indicado para qualquer fase, seja jovem ou adulto também.

Bone – Jeff Smith

Bone é uma obra-prima indicada para qualquer idade, pois surgiu como uma série reconhecida mundialmente e que ganhou diversas premiações. 

A história retrata a vida de Bone e os primos, que embarcam em diversas aventuras divertidas, desafiadoras, com muita comédia e ação. São diversas lições que a HQ proporciona, sendo um ótimo aprendizado para a garotada.

revista quadrinho bone
Fonte: Amazon

Cada uma das opções citadas possui um tipo de história em particular, sendo diversos gêneros indicados, de acordo com cada idade. Incluir essas histórias em sua vida, permite que a garotada estimule sua criatividade, senso crítico, imaginação, compreensão e raciocínio lógica, entre outros benefícios.

Você pode iniciar comprando alguma HQ e depois, conforme for lendo, realizar trocas com os amigos para que eles conheçam novas histórias. Porém, as histórias são tão boas e agradáveis que as crianças acabam criando apego e desejam colecionar os gibis.

A dica é começar a leitura ao lado da criança, para possam interagir juntos e deixar a leitura mais divertida, estimulando a criação do hábito!